SESSÃO 6 – O JORNALISMO DE PROXIMIDADE E A PROFISSÃO FORA DOS GRANDES CENTROS

Orador Convidado: Pedro Jerónimo, Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais com a tese “Ciberjornalismo de Proximidade”

Pedro Jerónimo: Jornalista e professor. Esteve na imprensa regional durante 10 anos. Licenciou-se em Comunicação Social e Educação Multimédia (Politécnico de Leiria) e doutorou-se em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidades do Porto e de Aveiro). É autor do livro “Ciberjornalismo de proximidade: Redações, jornalistas e notícias online” (LabCom.IFP, 2015). Atualmente é professor de Multimédia e Jornalismo no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.

Orlando César, da comissão científica consultiva, resumiu as comunicações apresentadas no âmbito desta sessão, na qual apresentaram as respectivas comunicações:

Gilberto Lopes “Jornalismo português em Macau”

Jorge Manuel Costa “Desafios e oportunidades no jornalismo (audiovisual) de proximidade”

Seguiu-se debate com o painel composto por:

Carlos Cipriano, 53 anos
Licenciado em Economia pelo ISE, professor de Economia no ensino secundário, foi correspondente do Diário de Notícias, é colaborador do Público desde 1992. Trabalha na Gazeta das Caldas desde 1979 e é director-adjunto da Gazeta das Caldas desde há 20 anos.

Joaquim Martins
Repórter e editor na Rádio Altitude e dedica-se a um projeto de internacionalização com o espírito pioneiro dos fundadores da estação local mais antiga do país. Estudou em Leiria, onde colaborou com a Central FM. Desde 2005 que exerce jornalismo na Guarda. Escreveu para a revista de economia Invest e foi repórter do Rádio Clube até ser ‘descontinuado’. É correspondente do jornal Correio da Manhã desde 2012 e da CMTV desde a fundação.

Marta Caires, 45 anos
Nasceu no Funchal, estudou Comunicação Social na Universidade de Nova de Lisboa e começou a carreira no Jornal da Madeira. Em 1998 mudou-se para Joanesburgo, onde trabalhou no Século de Joanesburgo. Em 1999 entrou para o Diário de Notícias da Madeira. Neste momento é correspondente do Expresso na Madeira e colabora com a SIC. Além disso, assina uma crónica semanal no Diário de Notícias da Madeira.

Moderação: Manuel Acácio, TSF

Relatora: Rita Tavares, Observador