Os problemas específicos dos jornalistas da imprensa regional foram uma constante nas intervenções dos jornalistas que se reuniram na Biblioteca Municipal de Leiria, no dia 16 de Setembro, para preparar o 4º Congresso dos Jornalistas. Foi sublinhada a grande dificuldade de quem não trabalha em órgãos de expansão nacional em aceder às fontes do poder central, os problemas acrescidos de fazer investigação jornalística em meios pequenos, onde todos se conhecem e reina a interdependência, e a falta de meios.

Vários dos jornalistas presentes lembraram que o jornalismo não pode ser visto como um mero negócio mas que sem receitas não há jornalismo, sendo a falência dos modelos de negócio que está a pôr em risco a imprensa regional. Problemas como a falta de jornalistas nas redacções, a precariedade e a pressão para produzir muito em pouco tempo estão a relegar a qualidade do trabalho para segundo plano, o que leva as pessoas a compararem cada vez menos jornais.

Na reunião falou-se ainda da internet, aceite como uma realidade inquestionável no jornalismo actual, mas também dos problemas que o meio levanta. Os jornalistas presentes mostraram-se preocupados com as exigências de rapidez na produção de notícias imposta pela net, e com a necessidade imperiosa de deixar bem clara a diferença entre a informação produzida por jornalistas e a restante informação que circula na rede, que não obedece a critérios jornalísticos mas que é consumida como se fosse jornalismo. Um problema que, segundo foi sugerido, torna imperiosa a educação para os media e o reforço da regulação.