“Parem as rotativas, vamos conversar!”. Antes do Congresso, vamos começar a parar para pensar, à boleia da longa relação entre o jornalismo e o cinema. Este é também um exercício de abertura, antes de nos fecharmos só entre jornalistas, e para isso convidámos personalidades de diversas áreas para um ciclo de conversas, no qual partilharão a sua perspetiva sobre a nossa missão.

Este ciclo de cinema e conversas decorre entre 8 e 12 de janeiro, sempre ao fim do dia.

Ciclo e Congresso encontram-se, no dia 12 de janeiro, a quinta-feira da pré-abertura da nossa reunião magna. Nesse dia, é exibido o filme “Spotlight” e conversamos com Michael Rezendes, o jornalista luso-descendente da equipa de investigação do Boston Globe.

A entrada é aberta a todos, limitada à disponibilidade de lugares. Os congressistas têm a entrada no ciclo de cinema incluída no valor da inscrição no Congresso; para o público em geral o bilhete custa 4 euros.

Na elaboração do ciclo tivemos o apoio da empresa NOS, que cedeu os direitos dos filmes.

Este é o cartaz:

Dia 8 de janeiro

18:00: Filme 20:30: Conversa

“Verdade”, de James Vanderbilt

Sinopse: Retrato da investigação do programa da CBS “60 Minutos” sobre o percurso militar do presidente dos Estados Unidos George W. Bush e o facto de não ter combatido na Guerra do Vietnam. Os acontecimentos levaram ao afastamento de Dan Rather (Robert Redford) e da produtora Mary Papes (Cate Blanchet).

CONVERSAS DO CICLO DE CINEMA COM:

Dulce Maria Cardoso, escritora
José Pacheco Pereira, historiador e comentador político
Maria Manuel da Mota, investigadora
Moderação Ana Lourenço

Dia 9 de janeiro

18:00: Filme 20:30: Conversa

 

“Matem o Mensageiro”, de Michael Cuesta

Sinopse: O jornalista Gary Webb investiga o apoio da CIA a rebeldes da Nicarágua em troca da entrada de droga nos Estados Unidos, que afetou sobretudo comunidades afroamericanas nos anos 1970 e 1980. Baseado em factos reais, reconstitui a investigação e o processo de descredibilização de Gary Webb que se seguiu.

CONVERSAS DO CICLO DE CINEMA COM:

Jorge Reis Sá, escritor e editor
Jaime Nogueira Pinto, professor de Ciência Política
Sara Carinhas, atriz
Moderação Ana Sousa Dias

Dia 10 de janeiro

18:00: Filme 20:30: Conversa

“Nightcrawler – Repórter da Noite”, de Dan Gilroy

Ficção sobre o jornalismo criminal e os limites de uma boa história, a partir da relação entre o principiante Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) e a experiente Nina (Rene Russo), na cena televisiva de Los Angeles.

CONVERSAS DO CICLO DE CINEMA COM:

Irene Pimentel, historiadora
Mamadou Ba, dirigente da SOS Racismo
Marco Martins, realizador
Moderadora Judith Menezes e Sousa

 

Dia 11 de janeiro

18:00: Filme 20:30: Conversa

“Quinto Poder”, de Bill Condon

A revolução do tratamento e divulgação de informação iniciada pela organização Wikileaks, de Julian Assange, e os desafios colocados ao jornalismo, num filme baseado nos livros “WikiLeaks: Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World’s Most Dangerous Website”, de Daniel Domscheit-Berg, e “WikiLeaks: Inside Julian Assange’s War on Secrecy”, dos jornalistas David Leigh e Luke Hardin.

CONVERSAS DO CICLO DE CINEMA COM:

Catarina Portas, empresária
João Taborda da Gama, advogados e cronista
Manuel Carvalho Da Silva, sociólogo
Moderação de Anabela Mota Ribeiro

Dia 12 de janeiro  

18:30 Conferência inaugural, na sala Manoel de Oliveira

“O Caso Spotlight”, de Tom McCarthy

O vencedor do óscar de melhor filme e de melhor argumento original de 2015, reconstitui a investigação da equipa Spotlight do jornal Boston Globe, que expôs décadas de abusos sexuais de menores na Igreja Católica.

PRÉ-ABERTURA DO CONGRESSO

Michael Rezendes, jornalista norte americano, prémio Pulitzer de Serviço Público em 2003 pelo seu trabalho no Boston Globe.