Saiba quem são os oradores convidados de cada uma das sessões do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses.

Michael J. Rezendes: membro da equipa de investigação do The Boston Globe há mais de 10 anos, recebeu em 2003 o prémio Púlitzer de Serviço Público pela revelação do escândalo dos abusos sexuais na Igreja Católica, trabalho que inspirou o filme O Caso Spotlight. Ao longo dos anos, participou nas principais investigações da chamada do diário norte-americano nas áreas da saúde, educação e finança. Antes de chegar ao Globe, foi repórter do The Washington Postdo San Jose Mercury News e do Boston Phoenix. É co-autor do livro “Betrayal: The Crisis in the Catholic Church”.

João Miranda: doutorando na Universidade de Coimbra, é investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e autor do estudo “Retratos de uma profissão indefinida: Resultados de um inquérito aos jornalistas”. O trabalho, realizado no âmbito de uma tese de doutoramento, reúne as respostas de 806 jornalistas portugueses a um inquérito às suas condições de trabalho.

Sandra Marinho: professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2012 com a tese “Formação em Jornalismo numa sociedade em mudança – modelos, percepções e práticas na análise do caso português”. Tem desenvolvido trabalho de investigação sobre a formação em jornalismo e sobre jornalismo/comunicação na saúde.

Joaquim Fidalgo: jornalista profissional desde 1980, trabalhou no Jornal de Notícias (1980-1983), no Expresso (1983-1989) e no Público (1989-2001), jornal a cuja equipa fundadora pertenceu e onde foi também Provedor do Leitor (1999-2001). Atualmente, é professor de Jornalismo e investigador na Universidade do Minho, onde se doutorou em 2007 com uma tese intitulada “O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas”.

Miguel Crespo: jornalista especialista em comunicação digital, é professor e investigador assistente no ISCTE-IUL e formador no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas. Jornalista desde 1989, trabalhou em vários diários nacionais e foi diretor de várias revistas e projectos online. Recebeu uma dezena de distinções nacionais e internacionais com projetos online e multimédia.

Nic Newman: é investigador associado do Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo da Universidade de Oxford, onde escreve sobre media digital e o impacto da tecnologia. Foi um dos membros fundadores do BBC News Website desenvolvendo os seus serviços de internet durante mais de uma década. Mais recentemente desenvolveu websites, aplicações móveis e interactivas para notícias, desporto e tempo. Vive em Londres.

Pedro Jerónimo: Jornalista e professor. Esteve na imprensa regional durante 10 anos. Licenciou-se em Comunicação Social e Educação Multimédia (Politécnico de Leiria) e doutorou-se em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidades do Porto e de Aveiro). É autor do livro “Ciberjornalismo de proximidade: Redações, jornalistas e notícias online” (LabCom.IFP, 2015). Atualmente é professor de Multimédia e Jornalismo no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.

Walter Dean: Ex-jornalista da CBS, geriu a delegação da estação televisiva em Washington durante mais de 10 anos. Foi director associado do Pew Center for Civic Journalism, membro do Project for Excellence in Journalism e director do Committee of Concerned Journalists. Dirige o programa de jornalismo da Universidade do Missouri. Nos últimos 15 anos tem trabalhado com mais de 10 mil jornalistas de todo o mundo  para os ajudar a compreender os princípios e práticas que distinguem o jornalismo.