SESSÃO 2 – ENSINO, ACESSO À PROFISSÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Oradora Convidada: Sandra Marinho, Professora Auxiliar na Universidade do Minho, autora da tese “Jornalismo e formação em mudança”.

Sandra Marinho: professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2012 com a tese “Formação em Jornalismo numa sociedade em mudança – modelos, percepções e práticas na análise do caso português”. Tem desenvolvido trabalho de investigação sobre a formação em jornalismo e sobre jornalismo/comunicação na saúde.

Antes da apresentação de Comunicações, foi apresentado o resumo dessas mesmas comunicações por Carlos Camponez, da comissão científica consultiva.

As comunicações foram de:

Alfredo Maia “Em defesa do acesso aberto e à profissão e do Jornalismo qualificado e livre”

Mário de Carvalho e Wilton Fonseca “É urgente escrever a história do jornalismo de agência em Portugal”

Pedro Coelho “Em defesa de uma formação específica no acesso à profissão”

Seguiu-se o debate com:

Deolinda Almeida
Diretora do Cenjor, é jornalista profissional desde 1982. Foi diretora da Agência Lusa entre 2003 e 2006, chefe da delegação em Bruxelas e correspondente do Expresso. Integrou o grupo fundador do Diário Digital.

Fábio Monteiro, 28 anos
Jornalista colaborador do Expresso. Prémio Gazeta Revelação 2014

Manuel Pinto, 62 anos
Professor do Departamento de Ciências da Comunicação e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Nesta instituição é diretor do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação e coordenador da linha de pesquisa de Media e Jornalismo. Foi jornalista e editor do Jornal de Notícias e provedor do leitor deste jornal.

Moderação: Ricardo Alexandre, Antena 1

Relatora: Inês Lima, Lusa