A avaliação das profundas mudanças ocorridas no campo do Jornalismo nas últimas duas décadas, desde o último congresso, dominou o debate preparatório do próximo, que teve lugar a 8 de setembro, na Casa da Imprensa, em Lisboa.

O processo de rejuvenescimento da classe, frequentemente sem o devido enquadramento profissional, o desaparecimento da memória em redações de cada vez menor dimensão e a degradação das condições de trabalho constituíram, nesta perspetiva, alguns dos temas lançados para a discussão, que naturalmente não ignorou o impacto das novas tecnologias – especificamente dos meios digitais – na produção jornalística.
Entre as questões que os presentes consideraram de abordagem indispensável no 4.º Congresso, figuraram também a Ética e a Deontologia e a precariedade laboral, nas diversas vertentes, admitindo responsabilidades da própria classe na situação a que se chegou neste domínio.
A necessidade de debater a criação de um novo órgão representativo da classe, suscetível de a credibilizar e fortalecer a imagem dos jornalistas perante a opinião pública, dada a situação em que se encontram as instituições de auto e heterorregulação, foi uma das sugestões apresentadas. Interessante, ainda, a proposta de dedicar um painel à problemática da gestão do tempo no exercício profissional, numa época em que o desafio da difusão instantânea de notícias é particularmente apelativo.

 

Debate preparatório do Congresso dos Jornalistas em Leiria

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, no Largo Cândido dos Reis, nº 6, em Leiria, acolhe no próximo dia 16 de setembro, pelas 18,30 horas, mais um debate preparatório do 4.º Congresso dos Jornalistas.
A iniciativa enquadra-se no processo de discussão alargada dos temas a debater na reunião magna, que tem vindo a ser desencadeado em vários pontos do país. Realizaram-se já debates em Coimbra e Beja (ambos em julho), Lisboa (no passado dia 8) e Braga, esta segunda-feira.
O debate do Porto está aprazado para o próximo dia 24, pelas 15 horas, na Delegação do Sindicato dos Jornalistas, Rua Fernandes Tomás, n.º 424, 4.º.