SESSÃO 3 – REGULAÇÃO, ÉTICA E DEONTOLOGIA

 

Orador Convidado: Joaquim Fidalgo, jornalista, professor universitário, antigo Provedor do Leitor do Público

Joaquim Fidalgo: jornalista profissional desde 1980, trabalhou no Jornal de Notícias (1980-1983), no Expresso (1983-1989) e no Público (1989-2001), jornal a cuja equipa fundadora pertenceu e onde foi também Provedor do Leitor (1999-2001). Atualmente, é professor de Jornalismo e investigador na Universidade do Minho, onde se doutorou em 2007 com uma tese intitulada “O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas”.

Antes da apresentação das comunicações, estas foram resumidas pelo elemento da comissão científica consultiva, Adelino Gomes.

As comunicações nesta sessão foram feitas por:

Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas “Sobre o Código Deontológico dos Jornalistas portugueses” feita por São José Almeida.

Otília Leitão “A ‘cláusula de consciência’ do jornalista na era digital”

Paulo Martins “Por uma carta de direitos e deveres dos jornalistas”

Carlos Camponez “Propostas para repensar a profissão: reforçar a organização, repensar a deontologia, valorizar o saber”

Alfredo Maia “Em defesa do Conselho Deontológico (subsídios para o esclarecimento de alguns equívocos)”

Luís Nascimento “Defender os princípios da ética e da autorregulação”

Paulo Jorge Pereira “A classe apodreceu”

Debate com o Painel:

Jacinto Godinho, 52 anos
Jornalista da RTP desde 1988 e membro da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. Autor, entre outros livros, de “As origens da reportagem – Imprensa” e “As origens da reportagem – Televisão”. Vencedor, por duas vezes, do Prémio Gazeta, do Clube de Jornalistas. Professor auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou.

Joaquim Fidalgo,  62 anos
Jornalista profissional desde 1980, trabalhou no Jornal de Notícias (1980-1983), no Expresso (1983-1989) e no Público (1989-2001), jornal a cuja equipa fundadora pertenceu e onde foi também Provedor do Leitor (1999-2001). Atualmente, é professor de Jornalismo e investigador na Universidade do Minho, onde se doutorou em 2007 com uma tese intitulada “O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas”.

São José Almeida, 56 anos
Jornalista do Público desde a fundação, é atualmente redatora principal. Autora de “Homossexuais no Estado Novo” e “Continuar a tentar pensar”. Presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.

Moderação: João Adelino Faria, RTP

Relatora: Elisabete Miranda, Jornal de Negócios