SESSÃO 1 – O ESTADO DO JORNALISMO

Orador Convidado: João Miranda, Universidade de Coimbra, autor de um inquérito a jornalistas

João Miranda: doutorando na Universidade de Coimbra, é investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e autor do estudo “Retratos de uma profissão indefinida: Resultados de um inquérito aos jornalistas”. O trabalho, realizado no âmbito de uma tese de doutoramento, reúne as respostas de 806 jornalistas portugueses a um inquérito às suas condições de trabalho.
Antes da apresentação das comunicações ao Congresso, António Granado, da comissão científica consultiva, resumiu-as.

Nesta sessão foram apresentadas as comunicações de:

Anabela Fino “O estado do jornalismo ou o estado a que isto chegou”

Ana Luísa Rodrigues “A Democracia nas redacções e a liberdade dentro das nossas cabeças”

António Louçã “Um jornalismo sem memória histórica não sabe do que fala”

Frederico Pinheiro “Perceber as notícias”

José Peixe “Jornalismo pós-moderno e despudor mediático”

Paula Sofia Luz “‘Os invisíveis’ – como sobreviver ao fim das redações”

Pedro Tadeu “Voltar a acreditar no jornalismo”

Sindicato dos Jornalistas “Os dias do medo”

 

Seguiu-de debate com o painel composto por:

Alexandre Afonso, 44 anos
Jornalista de desporto da RTP-Antena 1 desde 1997. Iniciou a profissão na Rádio Nova Antena, em 1993, depois de passar pela Rádio Portalegre. Frequentou a licenciatura de Relações Internacionais na Universidade Lusíada.

Anabela Neves, 55 anos
Jornalista parlamentar da SIC desde 1992, é responsável pela plataforma online Parlamento Global. Começou a carreira na agência Notícias de Portugal. É Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa.

Carlos Rodrigues, 44 anos
Ex-jornalista da RTP e da TVI, foi fundador da SIC-Notícias e fez parte da Direcção de Informação da SIC. Formador profissional de jornalismo e televisão, tarefa que desempenhou no CENJOR, é desde Julho de 2012 director-adjunto do Correio da Manhã e da CMTV.

Carlos Rodrigues Lima, 39 anos
Colaborador da Rádio Ondas do Lima e do jornal Correio do Minho; Redator Principal do jornal Alto Minho. Depois do estágio curricular foi jornalista do Diário de Notícias, Portugal Diário, Expresso e novamente do DN. Escreve sobre política e justiça.

João Pedro Pereira, 33 anos
Jornalista desde 2006, colaborou na BBC e faz parte dos quadros do Público desde 2007, onde é responsável por projetos de inovação apoiados pelo fundo Google DNI. Licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, foi diretor do Jornal Universitário de Coimbra.

José Pedro Castanheira, 64 anos
Jornalista do Expresso desde 1989, é atualmente redator principal. Iniciou-se na profissão em 1976, tendo desde então recebido diversos prémios. Entre outras publicações, passou pelo semanário O Jornal. Foi presidente do Sindicato e da Comissão Organizadora do 3.º Congresso. Autor de vários livros, tem formação em Economia e Jornalismo.

Nicolau Santos, 62 anos
Diretor-adjunto do Expresso, cujos quadros integra desde 1998, depois de ter exercido funções diretivas no Semanário Económico, Diário Económico e Público. Licenciado em Economia pelo ISEG. Autor dos livros “Portugal vale a pena” e “Aroma de Pitangas”.

Sebastião Bugalho,  21 anos
Jornalista do i. Estudante de Direito na Universidade Católica.

Moderação: João Paulo Meneses, jornalista e professor ISMAI