O primeiro passo para a construção da marca do 4.º Congresso dos Jornalistas passou pela escolha do lema. Ao longo de várias reuniões, a Comissão Executiva e a Comissão Organizadora discutiram várias possibilidades. A escolha recaiu em “Afirmar o Jornalismo”.

O passo seguinte foi atribuir a conceção daquele que viria a ser o logótipo do Congresso a um designer gráfico. A proposta de Daniel Neves, 37 anos, designer da revista Sábado acabou por ser a escolhida entre as apresentadas. “Já não se realizava um Congresso há quase 20 anos, muita coisa mudou desde então e o jornalismo enfrenta uma grave crise. A transição para o mundo digital é uma realidade e continua a ser um desafio. O hashtag simboliza esse mundo digital e a partir daí desenhei o ‘4’.”, explica. “Como o slogan é ‘Afirmar o Jornalismo’ adicionei o ponto de exclamação. Visualmente poderia ser representado desta forma: # + 4 + !”

Daniel Neves, 37 anos, designer da revista Sábado

Licenciado em design pelo IADE, Daniel Neves concebeu ainda toda a sinalética do Congresso, bem como a imagem para o Ciclo de Cinema que antecede o Congresso de Jornalistas.