SESSÃO 4 – CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS JORNALISTAS

Orador convidado: Miguel Crespo, ISCTE, autor do inquérito sobre as condições de trabalho dos jornalistas

Miguel Crespo: jornalista especialista em comunicação digital, é professor e investigador assistente no ISCTE-IUL e formador no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas. Jornalista desde 1989, trabalhou em vários diários nacionais e foi diretor de várias revistas e projectos online. Recebeu uma dezena de distinções nacionais e internacionais com projetos online e multimédia.

O resumo das comunicações apresentadas ao Congresso, no âmbito desta sessão, foi feito por Luís Humberto Marcos, da comissão científica consultiva.

As comunicações seguiram-se por parte de:

Catarina Gomes “As redacções, inimigas da compaixão”

Diana Andringa “Jornalistas e trauma”

Hugo Janeiro “Organização e acção colectiva dos jornalistas”

João Torgal “A precariedade mina o jornalismo”. Comunicação assinada por 33 jornalistas

Maria José Garrido “Acordo Colectivo de Trabalho para a TVI – Crónica de uma morte”

Mónica Santos “Precariedade”

Ruben Martins “Contra a utilização dos estagiários como escravos da redação, mal pagos e sem perspectivas de futuro”

Salomé Pinto “Jornalistas mal pagos – um risco para a democracia”

Seguiu-se debate com painel com:

Cristina Santos, 40 anos
Começou no Jornalismo em 1997, na TSF, quando frequentava o 3.º ano da licenciatura de Comunicação Social. Como repórter ganhou três prémios de Jornalismo com trabalhos relacionados com a SIDA, a imigração e o AVC. A par da TSF, colaborou com a RTP no programa Hora Viva e esteve no início do site de informação da TVI. É jornalista da Antena 1 desde 2014, onde ocupa actualmente cargo de sub-editora das manhãs.

Rodrigo Cabrita, 39 anos
Trabalhou no Diário de Notícias, jornal O Jogo, Global Imagens, Jornal i, e actualmente é fotógrafo freelancer. Participou nos projectos colectivos 12.12.12 e Projecto Troika, dois livros que abordaram questões sociais e económicas do País. Expõe desde 2010 e venceu vários prémios de fotojornalismo, entre os quais se destaca o Prémio Gazeta de Fotografia.

Sofia Branco, 39 anos
Atual presidente do Sindicato dos Jornalistas. Jornalista na agência Lusa, especializada em temas relacionados com direitos humanos e migrações. Assumidamente feminista, tem-se dedicado à temática da igualdade de género. Autora de dois livros, um sobre mutilação genital feminina, tema que lhe valeu vários prémios nacionais e internacionais, e outro as mulheres e a guerra colonial.

Moderação: Daniel Belo, Antena1

Relatora: Sónia Ferreira, Lusa