SESSÃO 5 – A VIABILIDADE ECONÓMICA E OS DESAFIOS DO JORNALISMO

Orador convidado: Nic Newman, Reuters Institute

Nic Newman: é investigador associado do Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo da Universidade de Oxford, onde escreve sobre media digital e o impacto da tecnologia. Foi um dos membros fundadores do BBC News Website desenvolvendo os seus serviços de internet durante mais de uma década. Mais recentemente desenvolveu websites, aplicações móveis e interactivas para notícias, desporto e tempo. Vive em Londres.

 

As comunicações apresentadas no âmbito desta sessão foram resumidas por Manuel Pinto, da comissão científica consultiva.

As comunicações foram apresentadas por:

António Marujo “Sobre o futebol e outros suicídios do jornalismo (ou como jornalistas e católicos são tão parecidos)”

Augusto Freitas de Sousa “Gestão e jornalismo: as culpas no cartório”

Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues “O Estatuto do Jornalista e os actuais desafios da profissão”

Frederico Duarte Carvalho “Saber que se é jornalista”

José Manuel Mestre “Um caminho para o jornalismo”

José Pedro Castanheira (lida por Adelino Gomes) “O senhor não me mace!”

Rute Sousa Vasco “Empresas de media: novas formas de fazer jornalismo”

Seguiu-se debate com:

Madhav Chinnappa
Diretor de Relações Estratégicas da News & Publishers. Lançou recentemente a Digital News Initiative, a estrutura do Google para o ecossistema europeu de Media. Entrou no Google em 2010 para a área do Google News & Magazines das regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Trabalha na indústria de Media desde 1994 – primeiro na equipa de lançamento da Associated Press Television (APTV), um ano no grupo United Business Media (UBM) e passou mais de 9 anos na BBC News.

Miguel Pinheiro, 42 anos
Director executivo do Observador desde Fevereiro de 2016. Jornalista desde 1996, foi diretor da revista Sábado durante nove anos. Antes, foi diretor adjunto do 24horas e passou pelas redações de A Capital e O Diabo. É colaborador do Observador desde o seu lançamento em maio de 2014, onde ocupou as funções de editor de cultura em setembro de 2015.

Pedro Santos Guerreiro, 43 anos
Diretor do Expresso desde Março de 2016 onde entrou como director executivo em Janeiro de 2014. Fundador do Negócios em 1997, o primeiro jornal a nascer na internet, assume a sua direcção em 2007 de onde saiU em finais de 2013. Antes disso passou pelo jornal Semanário.

Moderação: José Pedro Frazão, RR

Relatora: Inês Rapazote, Visão